Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Medalha de São Bento

Boa tarde queridos

Hoje a catequista Cida figueiredo enviou para partilharmos uma mensagem muito importante sobre o poder da medalha de São Bento, segue abaixo os significados da medalha. As informações foram retiradas do link http://www.aascj.org.br/medalha-sao-bento/significados e você  pode acessa-lo para obter mais detalhes.
 
Conheça o significado dos símbolos que contém essa Medalha:
O que significam essas misteriosas letras?
Comecemos pelo verso.
Nele está a cruz de Nosso Senhor – o instrumento de redenção do mundo.
Ela é a árvore da salvação.
A Cruz causa terror aos espíritos malígnos, que sempre recuam diante dela e que, mal a avistam, logo se apressam a fugir.
No alto da cruz está a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento.
Entre as hastes da cruz temos 4 letras: C S P B. Significam: “Crux Sancti Patris Benedicti” – em português, Cruz do Santo Padre Bento.
Na Linha vertical da Cruz, lê-se: C S S M L. Quer dizer “Crux sacra sit mihi lux” – A Cruz Sagrada seja minha luz.
Na horizontal, lê-se: N. D. S. M. D. O que significa: “Non draco sit mihi dux” – em português: Não seja o dragão o meu chefe.
Ao redor da cruz: V.R.S.N.S.M.V.S.M.Q.L.I.V.B.
Essas iniciais representam os versos:
Vade retro satana (Afasta-se satanás);
nunquam suade mihi vana (nunca me aconselhes tuas vaidades);
Sunt mala quae libas (A bebida que me ofereces é o mal);
ipse venena bibas (bebe tu mesmo teus venenos).
Na frente da Medalha está a imagem de São Bento – Fundador da Ordem Beneditina e Patriarca dos Monges do Ocidente.Ele segura na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a Cruz.
Ao redor do Santo lê-se a seguinte prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA -MUNIAMUR - "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".
São representados também a imagem de um cálice, do qual sai uma serpente, e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento escapou, milagrosamente.

Obrigada Cida por partilhar conosco!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Crisma 2011

 A crisma é um momento único e maravilhoso na vida de nós cristãos. O pentencostes de cada um. Parabéns crismandos!!! Aproveitem o chamado que Deus está fazendo a vocês e assumam firme as suas missões. Lembrem-se: Crisma não é formatura, pelo contrário, é chamado a ser adulto na fé e perseverante na caminhada.

E a vocês, Catequistas Sulivan e Maria Eli, que acompanharam esses crismandos e fizeram a sua parte na importante missão de multiplicar a fé, o nosso sincero muito obrigado. Que Deus ilumine vocês e lhes cubra de bençãos.




















Catequistas Lili e Sulivan. Obrigada por tudo!