Pesquisar neste blog

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dinâmicas para o primeiro encontro

Olá queridos catequistas. O inicio da nossa catequese 2012 já está bem pertinho ( dia 3 de março) e com certeza vocês já estão todos fazendo o planejamento do primeiro encontro certo? Então ai vai uma forcinha... separei algumas dinâmicas que são boas para este momento em que os catequizandos  e os  catequistas se apresentam, para que possamos fazer isso de forma mais cativante, ok.  Ao escolher qual dinâmica vão fazer não se esqueçam de considerar a idade das crianças.

Apresentação através de desenhos

Material – Uma folha e uma canetinha ou lápis de cor para cada participante.

Desenvolvimento- Após distribuir os materiais, o catequista explica que cada um terá que responder através de um desenho a seguinte pergunta: Quem sou eu? Dispondo de 10 ou 15 minutos para responder. Após acabar cada um mostra o seu desenho para o restante do grupo e os integrantes tentam interpretar o que o desenho demonstra e em seguida o próprio autor fala seu nome e o que  expressou em seu desenho.

Nomes com gesto

Desenvolvimento – o catequista diz seu nome e faz um gesto, ( como por exemplo dar um pulinho , girar , jogar um beijo ou qualquer outro que quiser). Em seguida cada catequizando tem que fazer o mesmo, isto é , dizer seu nome e fazer um gesto diferente do gesto que a catequista fez. A partir do segundo catequisando, ele terá que fazer os gestos dos colegas anteriores, dizer seu nome e fazer seu gesto e assim por diante até que todos tenham se apresentado.

OBS-  os gestos ajudam a descontrair a turma e também a memorizar os nomes dos colegas.

Fazendo crachás

Material – Cartolinas cortadas no tamanho de um crachá grande, e barbante para pendurar.

Desenvolvimento – O catequista traz o seu crachá já pronto contendo: o seu nome, como gosta de ser chamado e mais uma frase que pode ser uma das listadas abaixo ou outra que o catequista julgar melhor.

Frases de exemplo - Meu maior sonho é ...

                                     Fico contente sempre que...

                                     Não gosto quando...

O catequista entrega um pedaço de cartolina a cada catequizando e os orienta a fazer seu próprio crachá, usando o do catequista como modelo. Após todos terem terminado, devem pendurar o crachá no pescoço e passear pela sala lendo os crachás uns dos outros. Alguns minutos depois devem voltar aos seus lugares e o catequista deve perguntar se o tempo foi suficiente para todos se conhecerem. O crachá pode ser usado nos demais encontros até que se familiarizem com os nomes.



Trocando crachás

Material – Crachás prontos com os nomes de todos os catequizandos da turma.

Desenvolvimento – O catequista  dispõe todos os crachás misturados dentro de uma caixa ou espalhados pela sala e pede a cada catequisando que pegue um crachá qualquer ( um que não seja o seu próprio nome), em seguida voltam ao circulo e um começa dizendo: _eu me chamo  Jaqueline e esse crachá não é meu, ele é da Cida! , neste momento a cida vai ao encontro da colega, se cumprimentam dizendo _muito prazer! , então cida pega o seu crachá, coloca no pescoço e repete o mesmo procedimento. Um de cada vez  vão fazendo este procedimento até que todos estejam com o crachá correto.

Se apresentando com uma Rosa

Material – Uma Flor ou Rosa ( pode ser natural ou artificial)

Desenvolvimento –  Todos devem estar num circulo, inclusive o catequista. Todos devem se apresentar dizendo rapidamente  o seu nome. Em seguida o catequista que está com uma rosa na mão, passa a rosa para o catequizando que está a sua direita, dizendo: _ Senhor ( diz o nome do catequizando) receba esta rosa que o senhor ( diz o nome do catequizando que está a sua esquerda) te mandou. E  entrega a Rosa. A pessoa que recebeu a Rosa deve fazer o mesmo, até a Rosa ter passado por todos. OBS- Ao passar a Rosa cada um terá que lembrar os nomes dos colegas e isso os ajudará a memorizar.

Bem queridos, por hora é isso, em outros momentos postarei mais dinâmicas ok. Bom primeiro encontro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário